segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Stonewall 2

Stonewall 2


Decisões adotadas na Florida, no Arizona, no Arkansas e, Califórnia principalmente, com aprovação da Proposition 8 que proíbe o casamento entre pessoas do mesmo sexo indica um quadro de ameaças e retrocesso das liberdades civis que não é novo, mesmo em sociedades que primam pelo estado de direito.

Os protestos que se avolumaram conseguindo organizar milhares de pessoas indicam disposição de luta por direitos que também não é nova, mesmo em sociedades onde a liberdade de expressão é reprimida, seja em nome de quem for.

É a velha máxima: para conquistar a paz que é fim em si mesmo, lute como um meio de consegui-la, afinal através de lutas a humanidade foi conquistando direitos básicos, arrancadas daqueles que se opunham.

Somente a resistência dos interesses é que pôde justificar o vigor das mudanças conquistadas e que sobrevivem por tempos, para mante-los com firmeza ou será perdido.


O direito em seu sentido objetivo é classificado como um conjunto de normas jurídicas vigentes, criadas e aplicadas pelo Estado à sociedade. Já o direito, do seu ponto de vista subjetivo, é uma característica inerente ou adquirida pelo indivíduo.


Iherinhg destacou a importância do direito na defesa da vida dos povos, do Estado, dos indivíduos e das classes, pois considerava que sua finalidade era a paz que se conquista lutando, onde o homem encontra o direito, o qual é força viva.

Somente aqueles que têm suas vidas plenamente reguladas podem dar-se o luxo de estarem tranqüilos e em paz.

Os últimos eventos ocorrido, que culminaram na aprovação da Proposition 8, revelam antes de tudo que conquista da paz somente será possível se a inércia pessoal não representar o naufrágio do direito de todos.

fonte: A Luta Pelo Direito - Rudolf Von Ihering

Luiz Mario Alexandre

Como me demoro para chegar até aqui... Quase esqueço do espaço.... Que dificuldade encontro para localizar os caminhos. Penso muito, fal...