domingo, 4 de outubro de 2009

Mercedes Sosa

Falar de Mercedes Sosa no meu entendimento não é estar a falar de um assunto fora da pauta dos militantes sociais, digo isto, pois ela e tantos outros nos embalaram e nos fizeram ver outras possibilidades, acima de nossos medos e temores, ela e outros foram vozes de consolo e de atitudes do mais correto agir, em época onde o sombrio predominava.


A escuta de suas musicas e o tom de sua voz me acompanharam em muitos momentos de dúvida e de sustos, onde as possibilidades entre o certo e a acomodação se espraiavam em torno de objetivos que, naquele momento histórico, pareciam inalcançáveis.


Ver aquela mulher, ouvir a sua voz, entender o que cantava, me aproximava e me conduzia a manter-me alheio ao medo e, a ter forças para rechaçar voz da concordância geral; a querer mais, ousar mais, ver o mundo e não me contentar com o pouco que via de bom, mantinha a esperança e a vontade de resistir nos objetivos.

O tom de sua voz me lembrava, ainda lembra, o tom da voz de outra espanhola que guardo no peito, de nome Rosa, que gerou o meu pai de nome Ângelo, ouvi-la fazia-me crer que ela estava a dizer o que poderia ter sido dito por outras e outros que trago nos meus códigos dentro de meus gens, sem os conhecê-los, mas que intuitivamente pensava, falariam e pensariam da mesma forma.


No ouvir as suas canções, distinguia em sua voz tanto o lamento dos vitimados pela opressão, como a necessidade objetiva do algo por fazer e uma convocação – para que os ouvidos não ficassem surdos, que as bocas não ficassem silentes, que o corpo não ficasse parado e inerte e, as mãos se pusessem a operar na resistência efetiva, para “não caminhar amanhã crucificado e triste”.

Sua voz, presença e atitude me impulsionaram durante uma época, onde as referências são fundamentais, se sou hoje o que sou, como pessoa militante nesta Vida, que escrevo com letra maiúscula, devo um pouco do despertar de meus sonhos a sua voz.


Hasta la vista.


Roberto Gonçale



http://www.youtube.com/watch?v=PRmUFSr8O94


http://www.youtube.com/watch?v=f06LvRjKD90


http://www.youtube.com/watch?v=4bnj0Mp6wG8


http://www.youtube.com/watch?v=Gx725n6MQrY





Nenhum comentário:

Como me demoro para chegar até aqui... Quase esqueço do espaço.... Que dificuldade encontro para localizar os caminhos. Penso muito, fal...